sábado, 18 de julho de 2015

Os Filmes mais assustadores com alienígenas

Aliens na sátira de Todo Mundo em Pânico 3

Dia desses estava revendo o excelente suspense "Enigma de Outro Mundo" (1982), que se encaixa perfeitamente naquela famosa (e assustadora) mescla entre horror, thriller e ficção científica. Nessa semana, também estava relembrando outro desses filmes, o apavorante "Fogo no Céu" (1993) que faz parte da pequeníssima lista de filmes que me chocaram na primeira infância, época em que o filme mencionado era frequentemente exibido à tarde (!!!) no SBT. Aliás, os anos 90 foram a década também da série Arquivo X, e do E.T. de Varginha e do chupa-cabras aqui no Brasil, histórias que ao ganharem fama na mídia em geral, trataram devidamente de me deixarem com um trauma enorme (ao ponto de ter pesadelos frequentes) de abduções e extraterrestres em geral. Isso também gerou um fato curioso em mim. Apesar de morrer de medo de filmes retratando aliens malvados, estes se tornaram atraentes para mim, em oposição àqueles que traziam aliens evoluídos (moralmente inclusive) que traziam a paz e bons sentimentos à Terra (E.T. de Spielberg nunca me agradou - hehehe). Então, como todo bom fã de horror, sempre fico empolgado quando algum novo título tenta trazer de volta a ideia de alienígenas feiosos, asquerosos e assustadores para a tela grande. Deixo então a seguir uma pequena lista com os mais impactantes filmes retratando alienígenas pouco amigáveis. Os pesadelos são garantidos...

Por que faz isso??????

Alien - O Oitavo Passageiro (Xenomorfo)

Para além da famosa cena da explosão do peito, o clássico de Ridley Scott contou com os designs de H R Giger para a criatura-título, um imponente alienígena que se esconde na claustrofóbica nave Nostromo, garantindo devidamente que o espectador fique durante todo o filme roendo as unhas.

Enigma de Outro Mundo

A nojeira realista presente na maquiagem prática de Rob Bottin criou a expressão perfeita para uma forma de vida alienígena mutante e sorrateira, em cenas que conseguem arrepiar até hoje até mesmo os mais preparados.

Fogo no Céu

O filme, bem livremente adaptado dos relatos contidos no livro do americano Travis Walton, concentra suas principais forças nas cenas onde vemos o protagonista dentro da "nave" alienígena. Eles são um destaque à parte. Feiosos no pior estilo e mal-encarados como poucas vezes no cinema de sci-fi, os aliens de Fogo no Céu não hesitam em proporcionar ao pobre Walton momentos de puro horror, em experimentos que elevam o desconforto no espectador à máxima potência. 

Sinais

Ainda que os E.T.s no suspense de Shyamalan pouco apareçam dentro do filme (uma decisão na verdade bastante acertada), o diretor-roteirista conseguiu como poucos imprimir em seu filme uma carga elevadíssima de tensão e paranoia que só derrapa nos minutos finais. 

Aterrorizados


Filme menor de Eduardo Sanchéz (um dos nomes por trás do megassucesso A Bruxa de Blair), o longa trata de uma vingança arquitetada por quatro amigos após sofrerem uma traumática abdução quinze anos antes. Só que capturar a sinistra criatura pode ser uma péssima ideia... provavelmente devido ao baixo orçamento, acabou gerando risos involuntários em parte dos espectadores. 

Os Escolhidos

Bastante comentado e elogiado na época de seu lançamento, mas depois criticado (merecidamente, pois é bastante irregular), o filme trouxe de volta aos cinemões um roteiro que trata de abduções. O resultado não é perfeito, mas incomoda bastante.

A Invasão

Não possuindo grande impacto como horror/terror, o longa no entanto incomoda os cagões com medo de E.T.s (com um design de criatura bem feioso) como eu e ainda tem a presença do mito Charlie Sheen e é dirigido com competência por David Twohy (da trilogia Riddick)
  • Menção (des)honrosa para o lurking alien do filme Estranhos Visitantes (rsrs). Confira abaixo:
 

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e elogios ;) são bem vindos. Fique à vontade para comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...