sábado, 21 de janeiro de 2012

Sexta-Feira 13: O início da saga

Sexta-Feira 13 (Friday the 13th, EUA, 1980)
Direção: Sean Cunningham
Elenco: Betsy Palmer (Pamela Voorhees), Adrienne King (Alice), Ari Lehman (Jason Voorhees), Kevin Bacon (Jack), Harry Crosby (Bill), Walt Gorney (Crazy Ralph).
SINOPSE: O acampamento Crystal Lake será reaberto. Monitores ansiosos, seus olhos brilhando com nobres ideias e seus hormônios à flor da pele. Eles estão prontos para liderar as canções e brincadeiras dos hóspedes. Mas há um jogo que não constava na lista de atividades. Alguém resolveu de brincar de Mate o Monitor.







ATENÇÃO: O TEXTO ABAIXO CONTÉM INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE O ENREDO (SPOILERS), ENTÃO NÃO LEIA SE AINDA NÃO VIU O FILME

A franquia de filmes Sexta-feira 13 se tornou famosa por vários aspectos. O sucesso do primeiro filme, seu conteúdo e a criação de um ícone do cinema são alguns deles. Na época de lançamento do primeiro filme, o público americano estava gostando dos lançamentos slashers, filmes com assassinos cruéis, urbanos e violentos. Foi o caso dos clássicos Aniversário Macabro (esse não um slasher) e Halloween, filmes da segunda metade da década de 70 e que fizeram grande sucesso de audiência. Sean Cunningham, que havia trabalhado com Wes Craven em Aniversário Macabro, percebeu isso, e com um orçamento modesto (estimado em 550 mil dólares), criou o primeiro filme que viria a ser sinônimo do assassino Jason.
Um dos fatos curiosos deste filme é que Jason quase não aparece (exceto por alguns flashbacks e pela cena final) e não é ele o assassino deste filme.
Sua mãe Pamela Voorhees (Betsy Palmer) é o algoz dos pobres monitores que estão tentando reabrir o acampamento Crystal Lake, fechado há anos e que foi cenário da morte por afogamento de Jason, filho único de Pamela.
Apesar do estrondoso sucesso, Sexta-Feira 13 não é nem de longe o melhor filme dentre seus “companheiros” slashers. Foi uma cópia assumida (na formatação do enredo) de Halloween e contém atuações extremamente canastronas. Entretanto, conseguiu segurar bem o mistério do assassino e apresentou bons efeitos de maquiagem (feitos por Tom Savini).

Contagem de Corpos: 10

Barry e Claudette: Esfaqueados (Off-screen).
Annie: Perseguida pela mata e esfaqueada na garganta.
Ned: Corte na garganta.
Jack: Lança trespassando sua garganta por baixo da cama.
Marcie: Machadada na testa.
Brenda: Morta e arremessada pela janela.
Bill: Flecha na garganta e no olho (off-screen).
Steve Christy: Esfaqueado na barriga.
Pamela Voorhees: Ela própria, decapitada pela heroína Alice.

Curiosidades:

  • O filme foi um estrondoso sucesso na época e continua sendo um dos maiores da história do cinema (faturou quase 40 milhões de dólares);
  • Originalmente, o personagem de Jason não seria deformado, mas os produtores queriam que ele fosse mais assustador;
  • O filme teve oficialmente nove sequências. Além delas, Jason apareceu em Freddy vs. Jason e no novo filme Sexta-Feira 13.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e elogios ;) são bem vindos. Fique à vontade para comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...