segunda-feira, 25 de março de 2013

O Segredo da Cabana


O Segredo da Cabana (The Cabin in the Woods, EUA, 2012)
Direção: Drew Goddard
Elenco: Kristen Connolly (Dana), Chris Hemsworth (Curt), Anna Hutchison (Jules), Fran Kranz (Marty), Sigourney Weaver (A Diretora), Jesse Williams (Holden), Richard Jenkins (Sitterson),  Bradley Whitford (Hadley), Brian White (Truman), Amy Acker (Lin), Tim De Zarn (Mordecai), Tom Lenk (Ronald), Jodelle Ferland (Patience Buckner)
SINOPSE: Cinco jovens amigos partem para um fim de semana numa isolada cabana nas florestas. Chegando lá descobrem que nem tudo é o que parece e agora eles precisam descobrir o segredo por trás da cabana se quiserem sobreviver.


“Você acha que conhece a história...”

IMPOSSÍVEL FALAR DESSE FILME SEM USAR SPOILERS, ENTÃO NÃO LEIA SE AINDA NÃO ASSISTIU A ELE

O Segredo da Cabana encontrou caminhos tortuosos até chegar aos cinemas (no Brasil nem mesmo foi lançado), mas podemos dizer que toda a espera valeu a pena, afinal o filme é um respiro de originalidade dentro do horror, se transformando talvez no novo Pânico de sua era. O filme conta a princípio a mesma história já vista em centenas de títulos similares: Cinco jovens amigos decidem partir para uma viagem de fim de semana em uma isolada cabana no meio da mata. Em um filme de horror genérico, era de se esperar que os cinco (ou pelo menos três dos jovens) seriam horrorizados, acuados, perseguidos e finalmente mortos pelos mais variados meios, geralmente enquanto estivessem fumando, bebendo ou fazendo sexo. Em O Segredo da Cabana os jovens também são vítimas, mas nem tudo é o que parece quando começamos a notar elementos interessantes e curiosos por trás da cabana, como um laboratório subterrâneo secreto e uma interessante brincadeira com o livre arbítrio dos personagens estereotipados do horror (se é que eles possuem alguma vontade própria).

Assim, notamos com um misto de júbilo e incredulidade o rumo que a trama vai tomando, com direito a inversões de clichês e cenas que já nascem antológicas, como a fuga das criaturas dos elevadores no terceiro ato do filme. No entanto, reside justamente na abordagem de "filme-experimento" que o filme assume, os seus defeitos. Afinal, se assumindo como um filme de horror sério, o filme acaba decepcionando os menos habituados aos clichês e situações, que podem ficar um pouco deslocados sem saber identificar o desfile de referências e desconstruções utilizados pelo filme. Além disso, o final de proporções gigantescas demonstra uma certa megalomania dos realizadores e pode desagradar quem aprecia um filme mais "limpo" e de boas ideias. Defeitos menores para um filme ambicioso que se coloca como um ponto de referência não só no gênero, como no cinema em geral.

Curiosidades:
  • Um dos dois filmes estrelando Chris Hemsworth filmados em 2009, mas somente lançados em 2012. O outro é Red Dawn;
  • O lançamento do filme foi adiado primeiramente porque o estúdio queria convertê-lo em 3D, apesar dos protestos de Joss Whedon e Drew Goddard. No final, acabou sendo lançado apenas em 2D.


Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e elogios ;) são bem vindos. Fique à vontade para comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...