Diretor: Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett
Elenco: Allison Miller (Samantha), Zach Gilford (Zach), Sam Anderson (Padre Thomas), Roger Payano (Motorista de Táxi), Vanessa Ray (Suzie),
Bill Martin Williams (Ken), Geraldine Singer (Sally), Julia Denton (Natalie), Colin Walker (Stanley),
Madison Wolfe (Brittany), Joshua Shane Brooks (Braedon), Aimee Carrero (Emily).
SINOPSE: Logo após o casamento de Jack e Samantha, este casal apaixonado recebe a
boa notícia: eles vão ter um bebê. A gravidez chega antes do planejado,
mas os dois ficam contentes e começam a se preparar para a chegada do
primeiro filho. Samantha começa a ficar cada vez mais tensa, nervosa.
Inicialmente, todos acreditam que são apenas os hormônios em
transformação, mas logo percebem que uma força maligna se apoderou do
corpo dela.
"Nem todos os milagres vem de Deus"
O herdeiro do diabo não é tão
feio quanto pintaram por aí, mas é bastante inofensivo. Funcionando
moderadamente como horror, O Herdeiro do Diabo
segue a história de um jovem casal, Samantha e Zach McCall (Allison
Miller e Zach Gilford) que estão muito felizes com o casamento que
acaba de acontecer. Em sua lua-de-mel pela Republica Dominicana, o
casal é convidado por um taxista (Roger Payano) para uma festa
obscura nos subúrbios da cidade. Após muita bebedeira e uma ressaca
para ambos, o casal volta da viagem com uma inesperada surpresa:
Samantha está grávida. A felicidade toma conta do casal, com Zach
gravando cada momento da gravidez com sua câmera caseira. No
entanto, mudanças muito estranhas no comportamento de Samantha podem
revelar algo muito mais sério do que problemas comuns da gravidez.
Beneficiado por um uso
inteligente do recurso da câmera na mão,
os cineastas Matt Bettinelli-Olpin e Tyler Gillett se mantêm fieis à
lógica proposta pelo longa quase integralmente, e encontram maneiras
muito orgânicas de acompanharem a sina dos protagonistas através de
imagens de câmeras que vão além daquela que o personagem Zach
utiliza, com destaque para a cena que se passa no interior de um
supermercado e faz uso do sistema de câmeras de segurança do local
para mostrar uma das mudanças no comportamento de Samantha. Da mesma
forma, o recurso também serve para criar um sentimento de empatia
muito eficiente para com o casal protagonista, através de um
primeiro ato destinado a mostrar situações triviais daqueles
personagens, algo que não se torna cansativo, mas acaba fazendo com
que nos importemos com aquelas pessoas.
Porém, se os diretores e a
roteirista estreante Lindsay Devlin acertam no formato já saturado por
cinesseries como Atividade Paranormal e
derivados, o longa possui os mesmos defeitos dos filmes de horror
lançados atualmente, como os inúmeros sustos falsos, a maior parte
deles baseada no volume estridente da trilha para causar pulos da
poltrona do cinema. Além disso, a trama se mostra formulaica e
óbvia, previsível desde a mudança de comportamento da mulher, que
passa a comer carne, sendo anteriormente vegetariana, até a
repentina troca do médico obstetra que cuida da gravidez de
Samantha, algo que remete ao clássico O Bebê de Rosemary.
Além disso, os diretores criam uma cena gratuita, onde Samantha está
na floresta fazendo uma refeição pouco apetitosa, apenas para
mostrar efeitos visuais bacaninhas onde pessoas saem voando, algo que a dupla parece gostar, a julgar pelo segmento dirigido por eles na
antologia V/H/S. Pontualmente
a trama ainda conta com furos pontuais de lógica (Por exemplo, como
ninguém nota a movimentação na casa vizinha?) e foge, ainda que
raramente, do formato proposto, momentos que podem acabar jogando o
espectador para fora do filme. Criando ainda um mistério com certo
nível de tensão, mas acabando por um final apressado e um gancho
óbvio para uma continuação, O Herdeiro do Diabo fica
no meio do caminho, mas é capaz de oferecer um bom entretenimento
para os menos exigentes.
NOTA: Crítica publicada também no portal Boca do Inferno
NOTA: Crítica publicada também no portal Boca do Inferno
Curiosidades:
Os diretores construiram o filme como um "suspense macabro", e uma "história de amor enervante", em vez de simplesmente um filme de terror, que é como a distribuidora Fox Film acabou "vendendo" o filme.
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