sábado, 18 de agosto de 2012

O Fenômeno de "Atividade Paranormal"

Atividade Paranormal (Paranormal Activity, EUA, 2007)
Direção: Oren Peli
Elenco: Katie Featherston (Katie), Micah Sloat (Micah), Mark Fredrichs (Sensitivo psiquíco), Amber Armstrong (Amber), Ashley Palmer (Diane).
SINOPSE: Depois de se mudar para a nova casa, um casal começa a sentir uma presença demoníaca cada vez mais parte, que costuma aparecer à noite.




"Não assista sozinho!"




A dica da Tagline é bem útil mesmo, afinal de contas Atividade Paranormal concentra suas maiores forças nos eficientes sustos aos quais uma pessoa sozinha estará mais suscetível. Acompanhado, talvez a experiência possa ser um pouco decepcionante. 
Orçado em cerca de 15 mil dólares (isso mesmo, 15 mil dólares), o filme independente foi filmado completamente na casa do diretor, com o cachê para cada um dos atores estimado em 500 dólares e se tornou um grande sucesso de público (alcançando quase 200 milhões de dólares pelo mundo), comparado talvez a A Bruxa de Blair (1999), outro filme independente filmado com uma "câmera na mão".


Oren Peli aproveita bem a sua ideia e lança mão de vários artifícios para fazê-la funcionar melhor, por exemplo ao não colocar créditos no início ou no final do filme, bem como utilizar o próprio nome dos atores como a de seus personagens. Na trama, um jovem casal (Katie Featherston e Micah Sloat) se muda para uma casa no subúrbio e sente que há uma presença sobrenatural na casa, que se manifesta prioritariamente à noite, enquanto dormem. Micah decide comprar uma câmera para tentar registrar o que pode estar ocorrendo, o filme todo é captado através dessa única câmera. Eles acabam descobrindo o que pode ser uma presença demoníaca que pode estar perseguindo Katie desde a infância.

Embora eficiente em sua proposta, Atividade Paranormal carece de mais substância para se sustentar como longa. E isso se torna difícil justamente pelo modo como foi filmado, abordando o cotidiano de um jovem casal envolto a um mistério paranormal, o filme acaba abusando de diálogos pobres e muita enrolação. Mas quem ficar até o fim não se arrependerá. Os pesadelos estão garantidos...

Curiosidades:


  • A Paramount comprou os direitos para o filme e suas sequências por 300 mil dólares;
  • Steven Spielberg sugeriu a mudança no desfecho original do filme. Aliás, o filme possui ao todo três finais: O original "de fábrica", um sugerido pela Paramount e um alternativo. Você pode conferir os três nos links abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=KdPd4iGzGEs
http://www.youtube.com/watch?v=wi4PdHayIaw
http://www.youtube.com/watch?v=laoQ2uKq0QA

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e elogios ;) são bem vindos. Fique à vontade para comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...