terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

A Experiência


A Experiência (Species, EUA, 1995)
Direção: Roger Donaldson
Elenco: Ben Kingsley (Xavier Fitch) (Dan Smithson), Natasha Henstridge (Sil), Alfred Molina (Dr. Stephen Arden), Michael Madsen (Preston Lennox), Marg Helgenberger (Dra. Laura Baker), Michelle Williams (Sil jovem), Jordan Lund (Aide), Virginia Morris (Mãe),
SINOPSE: Em 1993 um Projeto para encontrar Inteligência extra-terrestre recebe uma transmissão detalhando uma estrutura de DNA, acompanhando instruções de como combiná-lo com DNA humano. O resultado é Sil, uma criatura sensual, porém mortal que consegue transitar entre uma bela mulher e uma máquina de matar num piscar de olhos. O agente do governo Xavier Fitch reúne uma equipe de cientistas e mercenários para localizar e destruir Sil antes que ela possa encontrar um parceiro e procriar.


"Nosso tempo acabou"



Depois que a série Alien, iniciada com O Oitavo Passageiro (1979) colocou os alienígenas em uma posição suprema dentro do gênero de suspense de horror, Hollywood e o mundo inteiro se aproveitaram do filão, gerando filmes a rodo, com qualidade variando de boa a péssima. Em 1995 uma equipe e elenco de peso com nomes como Forest Whitaker, Ben Kingsley e H R Giger chamaram a atenção para um filme que prometia uma qualidade superior na batida história de alienígena.

O filme começa quando uma equipe de cientistas recebe um sinal vindo do espaço que pode ser sinal de vida inteligente em outro planeta. Após receberem uma ‘receita’ de como combinar DNA humano e DNA alienígena, o laboratório cria Sil, um híbrido com aparência feminina e que foge do laboratório antes de ser exterminada. Agora andando livremente pelas ruas como uma mulher bastante atraente, Sil (Natasha Henstridge) acaba deixando um rastro de sangue enquanto procura um meio de procriar, enquanto uma equipe de especialistas (Whitaker, Kingsley, Molina, Madsen e Helgenberger) segue em seu encalço para impedi-la.

Investindo bastante nos detalhes técnicos, o filme cria uma alienígena com design bastante interessante, que teve a participação de Giger, o mesmo que criou o xenomórfo de Alien. A mesma qualidade aparece na maquiagem prática, pelo menos enquanto é utilizada em detrimento do horroroso CGI apresentado na tela, que é risível. Natasha Henstridge se destaca como um mulherão, sobretudo quando aparece nua em vários momentos do filme, e é dela talvez a melhor atuação do filme. O resto dos grandes talentos de que o filme dispõe são todos desperdiçados em personagens unidimensionais e caricatos, como o cientista estereotipado de Ben Kingsley. No entanto, no filme sobram situações de extrema tensão, como a cena do laboratório e o ritmo super acelerado que envolve um vibrante jogo de gato-e-rato entre Sil e os cientistas. Assim, em vez de se transformar em um novo clássico, A Experiência se torna apenas um passatempo despretensioso, que não nego, é muito divertido. 

Curiosidades:
  •  É o filme de estreia de Natasha Henstridge;
  •  O comentário de Fitch que diz que eles fizeram Sil uma fêmea para ser mais dócil é uma clara piada interna que confirma sua ignorância. Em toda espécie predatória conhecida, a fêmea é sempre mais agressiva.

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e elogios ;) são bem vindos. Fique à vontade para comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...