31 de Dezembro. Último dia de um 2017 em crise, e não há como
lamentar as várias decisões políticas e o crescimento do
conservadorismo, que assolaram o Brasil (e o mundo) neste ano. O
desejo e a esperança é que 2018 seja melhor, sobretudo para aqueles
mais atingidos.
Para
o cinema, entretanto, foi um ano de grandes lançamentos e de altas
cifras nas bilheterias, como de costume. Entre as principais
surpresas, tivemos um grande número de adaptações boas de Stephen
King, que voltou com tudo na literatura e na sétima arte. 1922,
Jogo Perigoso, e
principalmente, It
– A Coisa, foram
bem recebidos por público e crítica. Já a adaptação de A
Torre Negra a
gente esquece… Dentro do gênero horror, tivemos outras ótimas
surpresas, como o megassucesso de Corra!,
que
faturou bem nas bilheterias e pode ser o primeiro horror a ser
indicado ao Oscar (incluindo melhor filme e roteiro) após anos,
depois de uma enxurrada de prêmios da crítica (99% de aprovação
no site Rotten
Tomatoes,
o mais bem avaliado do ano) e duas indicações ao Globo de Ouro. A
sequência de Annabelle
também surpreendeu ao deixar para trás a má impressão do longa
original e continuar o filão de sucesso iniciado pelos filmes
Invocação
do Mal.
Hoje também é o dia de tradições. Pelo quinto ano consecutivo, o
Blog lista aqui os destaques do cinema e do gênero fantástico, com
a boa marca de 250 filmes vistos no ano por este que vos escreve,
batendo um recorde pessoal do ano com filmes mais assistidos. Nada
mal.
Em
termos de bilheteria, até o fechamento deste artigo, as maiores
cifras foram conquistadas pelos títulos abaixo (Fonte: Box
Office Mojo):
1º A Bela e a Fera (1,26 bilhão de dólares)
2º Velozes e Furiosos 8 (1,23 bilhão)
3º Meu Malvado Favorito 3 (1,03 bilhão)
4º Star Wars – Os Últimos Jedi (892 milhões)
5º Homem-Aranha – De Volta ao Lar (880 milhões)
6º Wolf Warrior 2 (870 milhões – detalhe: renda faturada
praticamente só na China!!)
7º Guardiões da Galáxia – Volume 2 (863 milhões)
8º Thor: Ragnarok (846 milhões)
9º Mulher-Maravilha (822 milhões)
10º Piratas do Caribe – A Vingança de Salazar (795 milhões)
Já pela crítica, nos moldes do maior agregador da internet, o mais
do que nunca famigerado Rotten Tomatoes, os destaques são estes:
1º Corra!
2º Doente de Amor
3º Dunkirk
4º Mulher-Maravilha
5º Lady Bird
6º Logan
7º Baby Driver (Em Ritmo de Fuga, argh!)
8º Star Wars – Os Últimos Jedi
9º Viva! A Vida é Uma Festa
10º Thor: Ragnarok
E
a seguir, os destaques do ano escolhidos pelo Horror
Reviews and Something Else:
Os Dez Melhores Filmes do Ano:
A Ghost Story
A Tartaruga Vermelha
Moonlight – Sob a Luz do Luar
La La Land – Cantando Estações
Manchester à Beira-Mar
Logan
Paterson
mãe!
Blade Runner 2049
Mulheres do Século 20
Os Dez Piores Lançamentos do Ano:
O Chamado 3
Cinquenta Tons Mais Escuros
O Círculo
Como se Tornar o Pior Aluno da Escola
O Espaço Entre Nós
A Ilha do Mal
Loucos e Perigosos
Manifesto
Olhos Famintos 3
Transformers – O Último Cavaleiro
Com uma atenção
toda especial ao horror e ao fantástico, apresentamos também a
lista com os melhores do gênero lançados em 2017:
A Ghost Story
mãe!
Raw
Corra!
Ao Cair da Noite
E, finalmente, a lista completa com todos os títulos vistos no ano,
com suas respectivas avaliações. Abraços, Beijos e um maravilhoso
2018 a todas e todos!
- #notalone (curta-metragem) ***
- 7 Desejos **
- 13 Horas: Os Soldados Secretos de Benghazi **
- A 13ª Emenda ****
- 31 – A Morte é a Única Saída *
- 1922 ***
- Alexandre e o Dia Horrível, Terrível, Espantoso e Horroroso **
- Aliados ***
- Alien - O Oitavo Passageiro *****
- Alien: Covenant **
- All Cheerleaders Die (2013) ***
- Alucinações do Passado ****
- Amar (2017) ***
- Amor à Toda Prova ***
- Amor.com *
- Amores Canibais **
- Animais Fantásticos e Onde Habitam ***
- Animais Noturnos *****
- Annabelle 2: A Criação do Mal ***
- Antes que eu Vá ***
- O Apanhador de Sonhos ***
- O Apartamento ****
- Armas na Mesa ***
- Assassin's Creed **
- Assombra (curta-metragem) ****
- Até o Último Homem ****
- Atômica ***
- A Autópsia (2016) ***
- As Aventuras de Ozzy **
- As Aventuras do Capitão Cueca: O Filme **
- A Babá ***
- A Bailarina ***
- Baywatch: S.O.S. Malibu ***
- A Bela e a Fera (2017) ***
- Beleza Oculta **
- The Belko Experiment ***
- Below Her Mouth ***
- Bingo – O Rei das Manhãs ***
- Blade Runner 2049 ****
- Blind Vaysha (curta) ****
- Bom Comportamento ***
- Borrowed Time (curta) ****
- Bruxa de Blair (2016) *
- A Cabana **
- Cabana do Inferno (2002) ****
- Cães Selvagens **
- Ao Cair da Noite ****
- Canção da Volta ***
- De Canção em Canção **
- Os Capacetes Brancos (curta) ***
- Capitão Fantástico ***
- Carros 3 ***
- O Caseiro **
- O Castelo Maldito ***
- Certas Mulheres ****
- O Chamado 3 *
- A Chegada ****
- CHiPs ***
- Cinquenta Tons Mais Escuros *
- O Círculo *
- Colossal ****
- Comeback (Um Matador Nunca se Aposenta) ***
- Como Nossos Pais ****
- Como se Tornar o Pior Aluno da Escola *
- Corra! ****
- Corrente do Mal *****
- A Criada ****
- O Culto de Chucky ***
- A Cura ***
- Crash - Estranhos Prazeres ****
- A Criança de Osíris (Ficção Científica Volume 1) **
- Demônio de Neon ***
- Despedida em Grande Estilo ***
- Detetives do Prédio Azul - O Filme *
- Um Dia é da Vida, o Outro da Morte (curta-metragem) ****
- O Dia do Atentado ***
- Docinho da América *****
- Dominação **
- Drive ****
- Dunkirk ***
- Elle ****
- Emoji – O Filme *
- Enter the Void – Viagem Alucinante **
- Entrei em Pânico ao Saber o que vocês fizeram na Sexta-Feira 13 do Verão Passado: A Hora da Volta dos Jogos Mortais de Halloween ***
- Era o Hotel Cambridge ****
- O Espaço Entre Nós *
- Estopô Balaio ****
- Estrelas Além do Tempo ***
- Eu, Daniel Blake ****
- Eu Fico Loko **
- Eu Não Sou Seu Negro ****
- O Exorcista *****
- Exterminador do Futuro 3: A Rebelião das Máquinas ***
- Extraordinário ****
- As Fábulas Negras ***
- Fala Comigo **
- O Filme da Minha Vida ***
- Fragmentado ***
- Freddy X Jason **
- A Garota Desconhecida ***
- A Garota no Trem **
- A Ghost Story *****
- Gostosas, Lindas & Sexies **
- A Grande Muralha **
- Grave (Raw) ****
- O Grito **
- Guardiões da Galáxia - vol. 2 ***
- Herança de Sangue **
- Homem-Aranha 2 ***
- Homem-Aranha: De Volta ao Lar ****
- Um Homem Chamado Ove ***
- Um Homem de Família **
- Horizonte Profundo - Desastre no Golfo ***
- A Ilha do Mal *
- O Impossível ***
- Internet - O Filme **
- Invasão Zumbi ****
- It – A Coisa ***
- Jackie ***
- Jason X **
- Joe *****
- Jogo Perigoso ***
- Jogos Mortais: Jigsaw **
- John Wick - Um Novo Dia para Matar ***
- Kong: Ilha da Caveira ***
- Kubo e as Cordas Mágicas ****
- La La Land - Cantando Estações *****
- Lake Mungo ****
- O Lar das Crianças Peculiares ***
- LEGO Batman: O Filme ***
- O Lenhador ****
- A Lei da Noite ***
- Liga da Justiça ***
- Um Limite Entre Nós ****
- Lion - Uma Jornada para Casa ***
- Lixo (curta-metragem) **
- Logan *****
- Loucos e Perigosos *
- Love *
- Loving ****
- O Lutador *****
- mãe! ****
- A Maldição da Floresta ***
- Meu Malvado Favorito 3 ***
- Manchester à Beira-mar *****
- Manifesto *
- Martírio *****
- Mary & Max - Uma Amizade Diferente *****
- Mate-me Por Favor ***
- Max Steel (2016) **
- Melanie: A Última Esperança ***
- Meu Amigo, o Dragão ***
- Os Meyerowitz: Família Não se Escolhe ****
- Minha Mãe é Uma Peça 2 **
- Minha Vida de Abobrinha ****
- O Mínimo Para Viver **
- Moana - Um Mar de Aventuras ****
- Monster Trucks **
- Moonlight - Sob a Luz do Luar *****
- A Morte te Dá Parabéns ***
- Mulher-Maravilha ****
- Mulheres do Século 20 ****
- A Múmia (2017) **
- Need for Speed - O Filme **
- Negação ***
- Nerve: Um Jogo sem Regras ****
- O Nevoeiro ****
- Nocaute ***
- Uma Noite de Crime ***
- A Noite dos Mortos-Vivos (1968) *****
- Norman - Confie em Mim ***
- Nunca Diga seu Nome ***
- Okja ****
- Olhos Famintos 2 ***
- Olhos Famintos 3 *
- Ouija: A Origem do Mal ***
- O Pacto (Suicide Club) ****
- Paixão Obsessiva **
- Palhaços Infernais *
- Passageiros **
- Paterson *****
- Pear, Cider and Cigarettes (curta) *****
- Pearl (curta) ****
- Os Penetras 2 - Quem Dá Mais? *
- Personal Shopper ***
- Pieles ****
- Piper (curta) ****
- Planeta dos Macacos: A Guerra ****
- O Poderoso Chefinho **
- Power Rangers (2017)***
- A Promessa (2017) **
- Psicopata Americano *****
- A Qualquer Custo ****
- Um Quarto em Roma ***
- Quase 18 *****
- Quatro Vidas de um Cachorro **
- O Rastro ***
- Rastro de Maldade ***
- Redemoinho ****
- Rei Arthur: A Lenda da Espada **
- Resident Evil 6: O Capítulo Final *
- Em Ritmo de Fuga ***
- Rogue One: Uma História Star Wars **
- Rua Cloverfield, 10 ****
- Sala Verde ***
- Os Saltimbancos Trapalhões: Rumo a Hollywood ***
- Selva **
- O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel ****
- Sereia Predadora ***
- Sete Minutos Depois da Meia-noite ****
- Sexta-Feira 13 (2009) ***
- Shortbus ****
- Silêncio ***
- O Silêncio do Céu ***
- O Sinal - Frequência do Medo ***
- Sing: Quem Canta seus Males Espanta **
- Os Smurfs e a Vila Perdida **
- Sob a Sombra ***
- Sol (curta-metragem) ****
- O Sonho de Greta ***
- Star Trek: Sem Fronteiras **
- Star Wars – Os Últimos Jedi ***
- Super Velozes, Mega Furiosos ***
- T2 - Trainspotting ****
- Transformers - O Último Cavaleiro *
- A Tartaruga Vermelha *****
- Tempestade: Planeta em Fúria **
- Terra de Minas ****
- Terror nos Bastidores ***
- Thor: Ragnarok ***
- Tinha que Ser Ele? **
- TOC - Transtornada, Obsessiva, Compulsiva **
- Todo Mundo quase Morto ****
- Toni Erdmann ****
- A Torre Negra **
- Tudo e Todas as Coisas **
- Tudo por Você ***
- Velozes e Furiosos 8 **
- Versões de Um Crime ***
- Viagem das Garotas ***
- Vida ***
- The Void ***
- A Vigilante do Amanhã: Ghost in the Shell ***
- Wheelman ***
- Whiplash - Em Busca da Perfeição ****
- X-Men Origens: Wolverine ***
- xXx: Reativado ***
- Z - A Cidade Perdida ***
- Zootopia *****
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Críticas e elogios ;) são bem vindos. Fique à vontade para comentar