Olhos Famintos 2 (Jeepers Creepers II, EUA, 2003)
Direção: Victor Salva
Elenco: Jonathan Breck (The Creeper (Criatura)), Diane Delano (Motorista do ônibus), Ray Wise (Jack Taggart), Eric Nenninger (Scotty), Nicki Aycox (Minxie), Travis Schiffner (Izzy), Tom Tarantini (Técnico Dwayne Barnes), Marieh Delfino (Rhonda), Al Santos (Danny Belasco), Kasan Butcher (Big “K” Ward), Gariyaki Mutanbirwa (“Double D” Davis).
SINOPSE: Estamos no 22º dia da matança promovida por uma criatura ancestral que se alimenta de carne humana. De cada vítima, ele fareja e escolhe apenas uma parte do corpo. Falta apenas um dia para este verdadeiro demônio alado cumprir seu ritual e desaparecer novamente. Horrores indescritíveis são noticiados pelo rádio quando um ônibus com um grupo de jovens jogadores e torcida de basquete quebra no meio de um trecho de estrada deserta. Logo eles descobrirão que estão à mercê de seu pior pesadelo: um ser maligno e de instintos animalescos!
“A cada 23 primaveras, durante 23 dias, ele vem para comer”
Como lembro muito pouco do primeiro filme e está quase impossível consegui-lo em DVD, escreverei sobre Olhos Famintos 2 como um filme independente, já que ele é quase isso, embora se passe na mesma “temporada” de caça do filme anterior.
Estamos no vigésimo segundo dia em que uma sinistra criatura alada desperta e caça humanos para comer. O filme começa muito bem, mostrando uma isolada casa em meio a uma plantação de milhos no meio do nada. O filho mais novo da família Taggart está colocando espantalhos em meio ao milharal de modo a espantar os insistentes corvos. O clima de tensão logo se instala quando o rapaz percebe que o espantalho do meio é na verdade uma grotesca criatura, mas não há tempo para fuga e ele é levado embora, sob olhos espantados de seu irmão mais velho e de seu pai (Ray Wise).
No 23º e último dia da criatura, um grupo de jogadores de basquete e sua torcida está voltando para casa após a vitória em um campeonato estadual. Um dos pneus fura após ser atingido por um estranho objeto afiado confeccionado com um dente (!) humano no meio. Do rádio do ônibus chegam noticias que remetem aos corpos encontrados no primeiro filme.
Eles decidem partir mesmo com um pneu a menos, e logo um outro pneu é danificado, o que se segue logo após uma espécie de sonho premonitório da personagem Minxie (Nicki Aycox) deixando-os totalmente isolados na estrada deserta. É aí que a criatura aparece, escolhendo suas vitimas pelo cheiro de seu medo.
Olhos Famintos 2 não segue a mesma linha do original, que criava a atmosfera de tensão a partir de itens como um estranho caminhão que perseguia os jovens irmãos. Em lugar disso, este filme está mais para ser classificado como horror teen, o que não é um defeito, visto que apresenta elementos originais como o quase total isolamento e medo dos personagens ante a desconhecida e mortal ameaça. É um bom filme, “curto e grosso” e que renova a nobre categoria de filmes de monstro.
Curiosidades:
- Quando o personagem de Ray Wise está batendo o martelo em uma bigorna, uma faísca foi parar em seu bolso e pegou fogo. Ele continuou a cena mesmo assim.
- Apesar de detonado pela crítica, o filme faturou mais de 60 milhões de dólares em todo o mundo, quase oito vezes mais do que foi gasto em sua produção.
- Jeepers Creepers, o título original do filme e que não tem relação alguma com o título nacional, foi utilizado para “batizar” a criatura (The Creeper) e é também uma expressão americana que indica espanto ou susto, derivada de Jesus Christ! (Jesus Cristo!)
- A origem da criatura ancestral poderá ser vista em Catedral, terceiro filme da franquia e em fase de pré-produção que se passará no velho-oeste e tem estréia prometida para 2013.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Críticas e elogios ;) são bem vindos. Fique à vontade para comentar