Direção: Ridley Scott
Elenco: Noomi Rapace (Elizabeth Shaw), Charlize Theron (Meredith Vickers), Michael Fassbender
(David), Idris Elba (Janek), Guy Pearce (Peter Weyland), Logan Marshall-Green (Charlie Holloway), Sean Harris (Fifield), Rafe Spall (Millburn), Emun Elliot (Chance), Benedict Wong (Ravel), Kate Dickie (Ford).
SINOPSE: Um grupo de cientistas viaja através do universo a bordo da espaçonave Prometheus numa jornada para investigar formas de vida alienígena. A equipe acaba descobrindo que precisa lutar pela sobrevivência, enquanto fica claro que os horrores que experimentam representam uma ameaça não só para eles, como para toda a humanidade.
PODE CONTER SPOILERS
“A busca pelas nossas origens pode levar ao nosso fim”
Em 1979 Ridley Scott dirigiu o clássico de ficção científica e suspense Alien - O Oitavo Passageiro. Super-influente, o filme gerou três sequências e dois crossovers Alien vs. Predador, gerando toda uma mitologia e cultura sobre a série. Os planos para uma sequência (ou uma pré-sequência) grandiosa vinham desde o último Alien, dirigido por Jean-Pierre Jeunet em 1997. Mas depois de a Fox lançar os fracos confrontos Alien vs. Predador (que além de não ter nenhuma conexão com a quadrilogia original, apresentavam narrativas típicas de filmes de ação, e não de suspense), a ideia foi postergada. Somente em 2010 o projeto tocou para frente e Ridley Scott pareceu a escolha ideal para dirigir tal projeto.
Prometheus é um filme que aposta mais na filosofia em suas ideias do que na ação desenfreada e em explosões barulhentas (embora haja alguma ação). O filme começa com um ser similar a um humano se sacrificando em prol da criação da vida humana na Terra. Em seguida vemos um casal de cientistas (Noomi Rapace e Logan Marshall-Green) que acha evidências de uma localização no universo de onde vieram nossos criadores, em pinturas numa caverna. Patrocinados pela ambiciosa companhia Weyland (Weyland-Yutani nos outros episódios), o casal e mais um grupo de cientistas parte em uma jornada tentando encontrar nossas origens.
E tentar é mesmo a palavra: O que falha em Prometheus são alguns elementos de sua narrativa. Alguns são furos, outros perguntas sem resposta. Por exemplo, quais são os reais objetivos do androide David? Por que ele infecta a bebida de Charlie? Por que uma "lula gigante" acaba dando origem a um ser muito parecido com o xenomorfo tradicional. No final parece que Prometheus poderia ser até melhor, mas o resultado é bastante positivo tanto em sua concepção filosófica como em sua técnica, onde o filme é perfeito. Utiliza e muito bem os efeitos especiais de ponta em uma fotografia mais escura e uma direção de arte caprichada. Outro destaque vai para a atuação de Fassbender, que merece ser indicada a algum prêmio. A conclusão é que Prometheus é um bom filme, que consegue entreter e ainda faz refletir sobre as questões mais profundas da humanidade.
Curiosidades:
- H R Giger, o artista responsável pelo design do Alien original, foi chamado nesse filme para trabalhar com engenharia reversa nos designs dos alienígenas de Prometheus;
- Os nomes dos androides na serie seguem uma ordem alfabética: Ash em Alien, Bishop em Aliens e Alien 3, Call em Alien - A Ressurreição e David em Prometheus;
- O filme rendeu até a presente data mais de 300 milhões de dólares.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Críticas e elogios ;) são bem vindos. Fique à vontade para comentar