quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Dia das Crianças Macabro

Não. Não é o mais novo lançamento sensacionalista slasher do cinema, embora a ideia possa render até um filminho razoável (hehe). Na semana do Dia das Crianças vem à memória grandes filmes de terror com crianças nada inocentes ou angelicais. A ideia de que uma criança pode ser tão ou mais cruel do que um adulto no cinema (ou na vida real) sempre surgiu como algo extremamente aterrorizante, afinal de contas, quem consegue matar uma criança? Alguns destes filmes foram grandes sucessos de público ou de crítica, ao fazer abordagens originais de pentelhos malvados. A lista aqui apresentada (em ordem de periculosidade do infante ou qualidade do filme) representa uma visão pessoal e crítica, fiquem à vontade para discordar e adicionar seus favoritos nos comentários. 



15. Cole, Kyra Collins e outros em "O Sexto Sentido" (1999) 
O neoclássico de M. Night Shyamalan não enfocava diretamente o papel de "crianças do mal", mas o pequeno Cole (Haley Joel Osment) era o protagonista que via gente morta, e algumas delas eram crianças realmente assustadoras, destaque para a personagem Kyra Collins (interpretada por uma jovem Mischa Barton) que aparecia sempre de surpresa, elevando o grau do susto.
Obs.: Não consegui postar o vídeo direto, então segue o link 
http://www.youtube.com/watch?v=HRAjzK75M0U

14. Lilith Sullivan em "Caso 39" (2008)
Uma assistente social (Renée Zellweger) luta pela guarda de uma jovem garota por causa de seus perigosos pais. Ela vem a descobrir depois que a jovem nada tem de inocente. Destaque para a cena abaixo. Brr...

13. Danny e as Irmãs Grady em "O Iluminado" (1980)
Baseado no best-seller de Stephen King, o filme dirigido por Stanley Kubrick conta a história de uma família que parte para um tenebroso hotel que tem um passado sangrento. O filho do casal Torrance, Danny, tem poderes sobrenaturais que lhe permitem, por exemplo, vislumbrar o futuro (e o passado). Numa dessas visões o menino encontra as Irmãs Grady. Confira:


12. Menino Toshio em "O Grito" (2004)"
Horrores orientais sempre são carregados nos sustos. O que dizer então de um sinistro menino com pele pálida e olhos negros, que pode ser o fantasma de uma criança morta brutalmente. Destaque para o arrepiante som de miado que ele solta quando algo ruim está para acontecer...

11. Karen Cooper em "A Noite dos Mortos-Vivos" (1968)
O foco do neoclássico de George Romero não eram crianças assassinas, e sim zumbis assassinos. Mesmo assim, não há como deixar de notar a chocante cena na qual uma zumbificada Karen Cooper mata sua mãe à "pazadas". O matricídio foi uma das cenas antológicas do filme.

10. Charlie McGee em "A Incendiária"(1984)
A pouca conhecida adaptação de Stephen King perdeu força no meio de vários lançamentos da época, mas merece entrar nesta lista por conter uma criança (Drew Barrimore) dotada de poderes piro-cinéticos nascida de pais que foram cobaias em um experimento secreto.  

9. Gage em "Cemitério Maldito"(1989)
Outra adaptação de King, Cemitério Maldito conta a história de uma pequena família que se muda para uma casa próxima a um cemitério indígena de animais. Depois de o pequeno e angelical Gage morrer atropelado, o desesperado pai busca uma forma de reviver seu filho no místico cemitério. O problema é que Gage volta como um menino muito mal-comportado.

8. As crianças de "Colheita Maldita"(1984)
Stephen King mais uma vez presente na lista. O pequeno Colheita Maldita apresenta não só uma, como várias crianças e pré-adolescentes que não obedecem aos pais. Quando um casal chega a cidadezinha de Gatlin, eles encontram uma verdadeira multidão de crianças que tomaram a cidade seguindo fielmente um rito que não permite que maiores de 18 anos permaneçam vivos na cidade. Azar de Linda Hamilton e Peter Harton

7. Samara Morgan em "O Chamado" (2003)
A sapeca menina Samara (presente nos originais japoneses e nos dois filmes americanos) adora nadar em um poço e sempre tem tempo para ligar para os amigos anunciando uma visita em sete dias. Só que nem sempre a visita é bem-vinda...

6. Regan Mcneil em "O Exorcista" (1974)
O filme que apavorou toda uma geração conta como protagonista o próprio tinhoso, ou melhor, a doce menina Regan (Linda Blair) que de uma hora para outra passa a se comportar estranhamente, ficando desbocada e violenta.

5. As crianças de "A Aldeia dos Amaldiçoados"(1960)
Tanto o original quanto o remake de 1995 (A Cidade dos Amaldiçoados) contam a história de mulheres de uma cidade que simultaneamente são engravidadas por entidades alienígenas, gerando crianças não tão normais assim. Para quem acompanha Os Simpsons, o filme foi parodiado em um episódio no filme de terror The Bloodening (O Sanguinolento).


4. O bebê de "Nasce um Monstro"(1974)
O pequeno cult que era exibido regularmente no Cinema em Casa do SBT tem como vilão um bebê (!) monstro, nascido de uma mulher que usou remédios para ajudá-la a engravidar. O bebê é tão malcriado que começa a matança na sala de parto. Tem apenas uma coisa errada com o bebê dos Davis: Está vivo.


3. Henry em "O Anjo Malvado"(1993)
Depois de brilhar na serie infantil de sucesso Esqueceram de Mim, Macaulay Culkin encarnou um personagem totalmente diferente. O garoto Mark (Elijah Wood) vai morar com seus tios e seu primo Henry (Culkin) que prova ser um verdadeiro psicopata. O final do filme ainda choca.

2. A Menina Esther em "A Órfã"(2009)
Um dos poucos terrores originais da Dark Castle, o filme apresenta sua protagonista: Uma garota de 9 anos chamada Esther que é adotada por um jovem casal. Não é preciso adivinhar que ela se tornará uma ameaça à vida da família. Apesar do final boboca, entrega uma grande mini-vilã

1. Damien em "A Profecia"(1976)
O capetinha (literalmente) Damien demonstra ser o verdadeiro anticristo quando estranhos acontecimentos envolvendo violentas mortes começam a acontecer à sua volta.



Menção Honrosa para Brinquedo Assassino, que embora não apresente uma criança vilã, e sim um boneco, gira em torno de todo um universo infantil. Que tal ganhar um Chucky no próximo dia das crianças?

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Críticas e elogios ;) são bem vindos. Fique à vontade para comentar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...